FÉRIAS NA BAHIA



Férias na Bahia


Bahianas no Centro histórico


Fiz umas férias no Brasil, no Estado da Bahia em S. Salvador, numa praia na Estrada dos Coqueiros.Vou contar alguma história desta região, pois as fotos ainda não as tirei da máquina.
Salvador é conhecida como a “capital cultural do país”.
Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas, sendo que alguns monumentos construídos neste período

(Capoeira no Cruzeiro de São Francisco)


continuam preservados, o que torna o patrimônio arquitetônico dessa cidade muito valorizado. No Pelourinho, existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII. A Bahia detém o maior número de praias do país. Por isso, a natureza foi generosa nos 50 quilômetros de costa que Salvador tem, onde as belezas naturais são tão vastas quanto o próprio litoral.Bahia de Todos os Santos. Lugar partilhado por santos católicos e divindades africanas acompanhadas por sua baiana descendência, lugar onde se cultivam crenças animistas cruzadas com um catolicismo tropical e onde os deuses mais amados tomam nomes como Obaluaê, protector dos pobres, Oxum, deusa da beleza, Yemanjá, a rainha do mar, Xangô, deus da justiça, Oxumaré, a divindade do arco-irís, Yansã, deusa dos ventos e das tempestades, e Oxalá, o mais poderoso de todos, identificado também com Nosso Senhor do Bonfim. A mitologia do Candomblé, com o seu culto a dezenas de orixás de origem africana, é a melhor introdução ao sincretismo religioso e cultural do povo baiano.
PELOURINHO,















Fundação Jorge Amado no largo do Pelourinho, centro histórico de Salvador da Bahia, Brasil
O Pelourinho era, há cerca de trezentos anos, um bairro aristocrático. Algumas das edificações mergulham as suas raízes nos séculos XVIII, ou XIX, quando o bairro gozava de comprovada respeitabilidade.
A vida do Pelourinho está hoje muito modelada pelas actividades que dependem do turismo - restaurantes, bares, galerias de arte e lojas - e é, portanto, na época alta que a animação é mais significativa.
Entre os edifícios mais interessantes, e que conservam a traça original, contam-se o Solar do Ferrão (séc. XVII), onde está instalado o Museu Abelardo Rodrigues, e o edifício que acolhe a Fundação Jorge Amado, localizado na parte superior do Largo do Pelourinho, de onde se obtém, precisamente, uma das mais difundidas perspectiva do velho bairro histórico de Salvador da Bahia.(Informações tiradas da Internet do Turismo da Bahia)
Elevador Lacerda e Barra de Salvador

Comentários

Pipinha disse…
Olá querida aluna e amiga, adorei ver as imagens e ler a descrição das suas férias! Slavador deve ser uma cidade maravilhosa!
Do Brasil, só conheço o Rio, mas adorava conhecer muito mais. Quem sabe um dia.....
Beijinhos

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhos ainda para o Natal